“Seguirei lutando pelos direitos dos CACs, promovendo o esporte, o turismo e a liberdade. Sempre com responsabilidade, diálogo e firmeza.”
Neste 3 de agosto, data em que se celebra o Dia Municipal dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs) de Curitiba, o deputado estadual Delegado Xerifão (União) reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dessa categoria que movimenta o esporte, o turismo e a economia em diversas regiões do país.
Atirador e defensor da pauta armamentista, o parlamentar é o terceiro deputado estadual mais bem votado em Curitiba e tem se destacado pela atuação firme contra medidas federais que buscam restringir o acesso legal às armas e munições. Delegado Xerifão foi o primeiro deputado estadual do Paraná a realizar uma audiência pública sobre o Decreto 11.366/23, que trouxe impactos diretos aos CACs em todo o Brasil.
“Não se trata apenas de uma bandeira política — é um compromisso com a liberdade responsável e com os direitos daqueles que seguem a lei”, afirma o deputado.
Em apoio ao setor, o deputado Xerifão também esteve em Brasília, onde atuou em defesa do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 206/26, que busca sustar os efeitos do decreto federal e proteger o direito dos cidadãos legalmente registrados como CACs.
Na Assembleia Legislativa do Paraná é o autor do Projeto de Lei 479/2023, que propõe a criação da Rota Turística do Tiro Desportivo em Curitiba e região metropolitana. A iniciativa tem como objetivo estimular a economia local, fortalecer os clubes de tiro e inserir o Paraná no mapa nacional do turismo voltado à prática esportiva de tiro. Além disso, Xerifão é participante ativo em campeonatos de tiro e desenvolve políticas públicas específicas para o setor, reforçando seu compromisso com o fomento ao esporte, à segurança e ao direito dos CACs.
Neste Dia Municipal dos CACs, o parlamentar reforça seu posicionamento:
“Seguirei lutando pelos direitos dos CACs, promovendo o esporte, o turismo e a liberdade. Sempre com responsabilidade, diálogo e firmeza.”