Quem é Tito Barichello

Natural da cidade de Caçador, em Santa Catarina, nasci no dia 2 de janeiro de 1966. Casado com minha linda esposa Delegada Tathiana Laiz Guzella, sou pai do Marco Antônio.

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná no ano de 1990, conclui, posteriormente, as Especializações nas áreas de Direito Administrativo (2000/2001) e de Ciências Criminais (2006/2008). Em 2009, obtive o título de Mestre pelo Centro Universitário Curitiba.

Na carreira docente, fui professor de Direito Penal nas Universidades do Contestado (UNC) e do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), ambas situadas no Estado de Santa Catarina e, durante o ano de 2017, lecionei na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná. Também fui professor convidado de especialização na UNICURITIBA. Autor do livro “Medidas Cautelares Pessoais nos Crimes Contra a Ordem Econômica” e outras obras.

Trabalhei como Advogado Criminalista por mais de uma década. Fui Delegado em Minas Gerais e atuei como Delegado de Polícia no Paraná.

Nos últimos anos estive à frente da 2ª Delegacia de Homicídios da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP de Curitiba, tendo contribuído para que, no ano de 2020, fosse alcançado o índice de 86% de resolução dos homicídios ocorridos na Capital deste Estado do Paraná e, no primeiro trimestre de 2021, o índice de 100% de resolução de homicídios, os quais, na imensa maioria das vezes, encontram-se diretamente ligados ao tráfico de drogas e, por conseguinte, a facções criminosas.

Como Delegado de Polícia, conhecedor das carências relacionadas à Segurança Pública no Estado do Paraná – especialmente por ter enfrentado diversas organizações criminosas como PGC, PCC e Comando Vermelho –, decidi que era o momento de deixar minha “zona de conforto” e, assim, lutar pela efetiva implementação de Políticas Públicas relacionadas ao combate da criminalidade no Paraná.

Em 2022, fui eleito Deputado Estadual com 58.766 votos (União Brasil) – 2º candidato mais votado do partido e 3º mais votado em Curitiba. Eu, Delegado Xerifão tenho como prioridade, em meu primeiro mandato, defender o cidadão de bem e melhorar a Segurança Pública, com leis mais rigorosas e Delegacias Especializadas, para que, verdadeiramente, “lugar de bandido seja na cadeia”.

Vice presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa 
Líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública da Assembleia Legislativa