Deputado Delegado Xerifão comenta tragédia em fábrica de explosivos Enaex Brasil em Quatro Barras e cobra responsabilização

“…Quero me colocar à disposição para participar de uma eventual comissão especial que investigue o ocorrido e ajude a articular medidas de reparação”, declarou o parlamentar.”

O deputado estadual delegado Tito Barichello (União Brasil) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na tarde desta terça-feira (12) para comentar a tragédia ocorrida na fábrica de explosivos Enaex Brasil, localizada na cidade de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba.

Durante seu pronunciamento, o deputado delegado Xerifão expressou profunda consternação diante do episódio. Uma explosão de grandes proporções a que atingiu a fábrica Enaex, deixando ao menos nove pessoas desaparecidas, segundo informações preliminares das equipes de resgate.

“Senhores, estou profundamente consternado com a explosão na empresa Enaex Brasil, ocorrida nesta madrugada. Já temos notícia de nove pessoas desaparecidas, e o mais grave é que esta não foi a primeira ocorrência no local. Em 2024, já houve outra explosão na mesma fábrica, que resultou na morte de duas pessoas. Se confirmado, isso configura um histórico alarmante de falhas”, afirmou Barichello.

O deputado informou que o líder do governo na Assembleia Legislativa, em conjunto com o Governo do Estado do Paraná, sob a coordenação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, está mobilizando esforços para prestar assistência às vítimas e reduzir os impactos causados à comunidade de Quatro Barras.

“O governo está atuando por meio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e outros órgãos. Quero me colocar à disposição para participar de uma eventual comissão especial que investigue o ocorrido e ajude a articular medidas de reparação”, declarou o parlamentar.

Além da solidariedade aos moradores de Quatro Barras e às famílias das vítimas, Barichello também cobrou medidas rigorosas por parte do Estado: “Espero que seja instaurado inquérito policial, com investigação célere e profunda. A responsabilidade criminal e civil da empresa precisa ser apurada. Famílias estão desamparadas, pessoas aparentemente perderam a vida. Não podemos permitir que tragédias como essa sejam tratadas com descaso”, reforçou.

O deputado também citou os impactos materiais e psicológicos da tragédia, lembrando que trabalhadores afetados e comerciantes da região podem enfrentar prejuízos significativos, inclusive com perda de renda, lucros cessantes e danos emergentes.

Por fim, Tito Barichello reiterou seu compromisso como representante da população: “Minha solidariedade aos munícipes de Quatro Barras, aos trabalhadores e suas famílias. Reafirmo meu compromisso de acompanhar de perto as investigações e auxiliar na busca por justiça, segurança e amparo aos atingidos”, concluiu.

Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.

Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros

Foto: Orlando Kissner