“A Rota 01 da história do motociclismo fica no Paraná. Esse trajeto ficou conhecido, em 1923, como o primeiro passeio de mototurismo do Brasil…”

A Rota Turística Moto Pioneira do Paraná, no trecho entre os municípios de Ponta Grossa e Antonina, agora integra oficialmente o Calendário Turístico do Estado do Paraná. A inclusão foi estabelecida pela Lei nº 22.718, de 22 de outubro de 2025, de autoria do deputado Delegado Tito Barichello (União).
Conhecida também como Rota 01, o trajeto é considerado um marco histórico do motociclismo nacional. Com aproximadamente 400 quilômetros (ida e volta), o percurso tem início em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, segue até Antonina, no Litoral do Estado, e retorna ao ponto de partida.
Segundo o deputado Delegado Xerifão, o reconhecimento da rota como patrimônio turístico estadual valoriza a história e a tradição do mototurismo no Paraná. “A Rota 01 da história do motociclismo fica no Paraná. Esse trajeto ficou conhecido, em 1923, como o primeiro passeio de mototurismo do Brasil — criado antes mesmo da famosa Rota 66, nos Estados Unidos, que só foi instituída em 1926. Ela simboliza o espírito de liberdade que marcou gerações de motociclistas e reforça o protagonismo do Paraná no cenário nacional”, destacou o parlamentar.
Com a sanção da lei, a Rota Moto Pioneira passa a fazer parte do Roteiro Turístico Oficial do Estado, fortalecendo o turismo de aventura, a cultura motociclística paranaense e impulsionando a economia regional, por meio do incentivo à geração de empregos, movimentação do comércio local e aumento do fluxo de visitantes em diversas cidades do trajeto.
Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.
Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros
Foto: Alep