Deputado Delegado Xerifão aciona autoridades após denúncias de maus-tratos a idosos em São José dos Pinhais

Cartas e relatos apontam condições chocantes em lar de idosos; deputado promete investigação imediata e rigorosa

Denuncias graves sobre maus-tratos a pessoas idosas em um lar de acolhimento de São José dos Pinhais gerou preocupação no deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública na Assembleia Legislativa do Paraná. Relatos de ex-funcionários e imagens enviadas apontam condições de negligência e violência que chocam qualquer cidadão.

De acordo com uma carta enviada por um funcionário, os idosos eram tratados de forma degradante: “São retirados da cama, às quatro horas da madrugada para o banho. Conforme vai saindo do banho, ficam dormindo sentados nas cadeiras de rodas. Alguns contidos, amarrados. Presenciei uma socando o idoso no sofá pra ele ficar quieto sentado lá. Os idosos ficavam o dia sem trocas de fraldas. Quando levantava do sofá, estava todo encharcado”, relatou o denunciante, que preferiu não se identificar.

A denúncia chegou ao deputado por meio de Marcos, responsável pela página @saojosedetodos, que reuniu relatos de ex-funcionários e moradores preocupados com as condições do lar. Diante da gravidade das informações, o deputado Delegado Xerifão já tomou as providências cabíveis, oficiando o Ministério Público e a Prefeitura de São José dos Pinhais, para que a investigação seja imediata e os direitos dos idosos, garantidos.

“Após tomar conhecimento dos relatos e das imagens, estou oficiando o Ministério Público e a Prefeitura de São José dos Pinhais, solicitando a imediata investigação dos fatos, para que as medidas cabíveis sejam tomadas”, afirmou o deputado.

Xerifão destacou a gravidade das denúncias, “as imagens que me foram mostradas são chocantes. Nós temos que agir com responsabilidade. Esta é minha obrigação como deputado estadual, como fiscal da lei. Saí de Curitiba, vim para cá, e vamos, sem dúvida alguma, ver o que está acontecendo com muita responsabilidade”, disse o parlamentar.

O deputado também fez um apelo à população. “Quero agradecer pelas informações que mostram que você (Marcos) é um cidadão de São José preocupado. É assim que juntos podemos garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados.”

A denúncia lança luz sobre um problema que, infelizmente, ainda persiste em muitos locais, a vulnerabilidade de idosos em instituições de acolhimento. A atuação rápida de autoridades, aliada à denúncia da sociedade, é crucial para prevenir abusos e garantir dignidade aos mais velhos.

Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.

Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros

Foto: Alep