Deputado Delegado Xerifão destaca avanço no reforço do efetivo do Deppen, PMPR e CBMPR aprovado na Alep

Ao longo do mandato, Delegado Xerifão já destinou mais de R$ 21 milhões em investimentos para a Segurança Pública do Paraná, contemplando forças policiais, equipamentos, viaturas, tecnologia e melhorias estruturais em diversas regiões do Estado.

O deputado estadual Delegado Tito Barichello (PL), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, destacou a aprovação de importantes projetos de lei voltados ao fortalecimento das forças de segurança do Estado durante sessão plenária da Alep.

Entre as propostas aprovadas está o Projeto de Lei nº 539/2026, que cria 79 Funções Privativas Policiais (FPPs) de Chefe de Cadeia Pública no âmbito do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen). As funções serão destinadas exclusivamente aos servidores efetivos da Polícia Penal e têm como objetivo aprimorar a gestão das unidades prisionais, fortalecendo a administração penitenciária e proporcionando mais eficiência operacional ao sistema.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 546/2026, que fixa o efetivo da Polícia Militar do Paraná em 23.739 policiais militares e o do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em 5.820 integrantes. A medida atualiza a estrutura das corporações e cria condições para o fortalecimento gradual dos quadros das instituições responsáveis pela proteção da população paranaense.

Para o Delegado Xerifão, as aprovações representam mais um passo importante no fortalecimento da Segurança Pública do Estado. “Quem trabalha na linha de frente sabe que investir em segurança pública significa valorizar os profissionais, garantir estrutura adequada e ampliar a capacidade operacional das nossas instituições. O aumento do efetivo e o fortalecimento da Polícia Penal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros são medidas fundamentais para oferecer mais segurança à população paranaense”, afirmou o parlamentar.

O deputado também ressaltou sua atuação em defesa da área. Ao longo do mandato, Delegado Xerifão já destinou mais de R$ 21 milhões em investimentos para a Segurança Pública do Paraná, contemplando forças policiais, equipamentos, viaturas, tecnologia e melhorias estruturais em diversas regiões do Estado.

“Nosso compromisso é permanente. Segurança pública não é gasto, é investimento. Seguiremos trabalhando para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da área e mais tranquilidade para as famílias paranaenses”, concluiu.

Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.

Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros

Foto: Alep