Deputado Tito Barichello visita Cracolândia para desenvolver politicas preventivas para Curitiba

Delegado Xerifão em São Paulo para conhecer um dos principais problemas da cidade: a cracolândia

Deputado Tito Barichello, Delegada Tathiana Guzella e GCM de São Paulo Foto: Assessoria da Comunicação Deputado Tito Barichello

Neste mês, o deputado estadual do Paraná Delegado Tito Barichello (União Brasil) visitou São Paulo para conhecer um dos principais problemas da cidade: a cracolândia. O objetivo da visita à capital paulista foi conhecer a realidade e os desafios contínuos das forças de seguranças que trabalham na área urbana marcada pelo consumo intenso de drogas, em particular o crack.

O delegado foi recebido pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), de São Paulo, que fazem um trabalho ostensivo na região. O Inspetor de Divisão, Eduardo Breves Baptista, relata que na Cracolândia se concentram, em média,1200 pessoas, mas ele afirma que número chega a dobrar durante a madrugada.

O Comandante Aparecido Pedroso da Inspetoria de Ações Especiais, da GCM, relata também que anos atrás o número era ainda maior chegando a cinco mil pessoas. Ele explica como a situação tem se modificado ao longo do tempo.“Nós fazemos um controle diário da situação com o apoio dos agentes da saúde e das delegacias da área. Nós fazemos um acompanhamento do fluxo concentrado aqui (Cracolândia). Em algumas ocasiões, prisões são realizadas em situações de flagrantes”, ressalta.

Cracolândia 08 de maio 2024 Foto: Assessoria  da Comunicação Deputado Tito Barichello

Para a Delegada Tathiana Guzella, que também acompanhou a visita, a experiência de estar em um local tão inóspito traz à tona uma realidade que não se quer na capital paranaense. Ela ressalta a importância do trabalho desenvolvido naquela região. “Eles têm projetos de intervenção social e clínicas de reabilitação parceiras que oferecem uma ajuda aos que desejam escapar da dependência química. Vi aqui, profissionais dedicados e voluntários que abraçam a causa da recuperação, enfrentando os desafios com coragem”, destaca.

O deputado Tito Barichello ficou impressionado com o que viu. “Temos aqui um cenário caótico com centenas de pessoas viciadas em drogas, aglomeradas 24 horas por dia, que acumulam grandes quantidades de lixos, roupas e objetos pessoais. Além disso, a insegurança na região é sentida por todos. Comerciante tiveram que fechar as portas e moradores tiveram que deixar seus lares”, lembra.

Logo após a visita à Cracolândia, o deputado Tito e a Delegada Tathiana conheceram também a Central de videomonitoramento da GCM, de onde cerca de cem pontos da região são monitorados.

O deputado, agora, vai estudar a situação e pensar em politicas públicas que possam evitar que um problema semelhante ocorra em Curitiba. “Precisamos agir preventivamente para evitar que a nossa capital enfrente uma crise como a que vimos na Cracolândia. Aprender com a experiência de outras cidades é essencial para desenvolver soluções eficazes”, afirmou o deputado.

A iniciativa de Tito Barichello é parte de um esforço amplo para melhorar a qualidade de vida em Curitiba e assegurar que todos os cidadãos tenham acesso a um ambiente seguro e saudável.

Acesse o link vídeo da visita >https://www.instagram.com/reel/C6_VcAVLguQ/?igsh=azRsdXp0cGRzbWx6