Evento marca a abertura do Junho Paraná Sem Drogas no município e reforça ações de prevenção ao uso de entorpecentes
Com o objetivo de conscientizar jovens e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e outros entorpecentes — que podem levar a doenças, prisão e até à morte — o deputado estadual Delegado Tito Barichello (União), líder do Bloco Parlamentar de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), participou no dia 10/06 do programa Colombo Sem Drogas, realizado no Bosque da Uva, em Colombo.
A iniciativa integrou a abertura oficial do Junho Paraná Sem Drogas – Edição Colombo, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Escola de Gestão Pública, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Família e Direitos Humanos. O evento reuniu autoridades, servidores públicos e estudantes para refletir sobre a importância da prevenção e do enfrentamento às drogas.
De acordo com o deputado Xerifão as drogas, infelizmente, conduzem a um único desfecho: a destruição. Essa destruição pode vir de diversas formas, seja pela morte física do usuário, em decorrência de overdoses, doenças ou violência, seja pela morte social e emocional, marcada pelo isolamento, perda de vínculos familiares e oportunidades de vida. Para quem se envolve com o tráfico, o caminho é igualmente trágico — envolve riscos constantes, criminalidade, prisão e, muitas vezes, a morte precoce. As drogas corroem não apenas o corpo, mas também os sonhos, os relacionamentos e o futuro. Por isso, a prevenção e a conscientização são fundamentais para salvar vidas e reconstruir caminhos de esperança.
A solenidade contou com a presença do deputado estadual delegado Tito Barichello, prefeito Helder Lazarotto; do Dr. Renato Bastos Figueiroa, representante do Centro Estadual de Políticas sobre Drogas; além de lideranças locais. Todos reforçaram o compromisso com políticas públicas voltadas à proteção das famílias e à promoção de uma cultura de paz.
Durante a cerimônia, foi destacada a importância do trabalho integrado entre os setores da saúde, educação, assistência social, segurança pública e direitos humanos. A programação do mês inclui palestras, rodas de conversa, oficinas e atividades educativas em escolas, faculdades e unidades públicas e privadas de Colombo.
“A prevenção às drogas é uma responsabilidade coletiva. Ao reunirmos profissionais de diferentes áreas e promovermos o diálogo intersetorial, fortalecemos as redes de apoio e criamos estratégias mais eficazes de proteção e cuidado com a população”, afirmou a professora Valdinéa Souza, diretora da Escola de Gestão Pública de Colombo.
“O Junho Paraná Sem Drogas é uma campanha estadual coordenada pelo Governo do Paraná, e sua realização em Colombo reafirma o compromisso da gestão municipal com a conscientização, a prevenção e a promoção da vida”, concluiu Gil Gera, coordenador do Núcleo de Políticas sobre Drogas de Colombo.
Por Assessoria de Comunicação
Andrea Quadros