Deputado Delegado Tito Barichello assinou a PEC para vedar o uso de linguagem neutra ou outra alteração linguística na execução dos hinos Nacional e do Estado do Paraná

“…o Hino Nacional Brasileiro não pode ser desrespeitado dessa forma, é um absurdo que fora executado na presença do presidente do Brasil e nada fora feito, sendo conivente com esta afronta contra nosso símbolo nacional, além de ofensa às leis brasileiras”.

Após circular pelas mídias sociais trecho em que uma intérprete usou linguagem neutra ao declamar o Hino Nacional Brasileiro, durante um comício do candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (Psol) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Deputado estadual Delegado Tito Barichello (União Brasil), assinou a Proposta de Emenda à Constituição, que “Altera o inciso o art. 6º da Constituição do Estado do Paraná para vedar o uso de linguagem neutra ou outra alteração linguística na execução dos hinos Nacional e do Estado do Paraná em quaisquer solenidades públicas ou particulares no território do Estado”.

O parlamentar justifica a referida alteração pelo fato de que “a performance do hino nacional em linguagem neutra durante o ato de Boulos pode ter ferido a lei federal nº 5.700/1971, também conhecida como “Lei dos Símbolos Nacionais do Brasil. A lei determina que, “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente” e proíbe “a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional” sob pena de multa”.

O deputado delegado Xerifão alega, também, “que o Hino Nacional Brasileiro não pode ser desrespeitado dessa forma, é um absurdo que fora executado na presença do presidente do Brasil e nada fora feito, sendo conivente com esta afronta contra nosso símbolo nacional, além de ofensa às leis brasileiras”.

Por Assessoria de Imprensa Andrea Quadros