Com a aprovação dos projetos, o Paraná fortalecerá a tradição judaica e promoverá ainda mais o respeito e a valorização da diversidade cultural e religiosa presente no estado, consolidando o compromisso com a pluralidade e convivência democrática.

O deputado Delegado Tito Barichello (União), membro da Bancada Evangélica, apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná três projetos de lei que visam reconhecer e valorizar a comunidade judaica no estado, instituindo o Dia Estadual de Rosh Hashaná – Ano Novo Judaico e o Dia Estadual de Pessach – Páscoa Judaica e o Dia Estadual do Perdão – Yom Kippur, a ser celebrado anualmente no décimo dia após o Rosh Hashaná.
O Dia Estadual de Rosh Hashaná será celebrado no primeiro e segundo dia do mês hebraico de Tishri, geralmente em setembro, e passará a integrar oficialmente o Calendário de Eventos do Estado. A festividade marca o início do ano novo judaico e dos Yamim Noraim – os Dez Dias de Temor, que culminam com o Yom Kipur, o Dia do Perdão.
O Dia Estadual do Perdão – Yom Kippur é uma data de reflexão, perdão e reconciliação, celebrado no décimo dia após o Rosh Hashaná. A proposta busca reconhecer e valorizar a diversidade cultural e religiosa do Paraná, promovendo respeito às tradições judaicas. Yom Kippur, a data mais sagrada do judaísmo, é marcado por orações, jejum e arrependimento, simbolizando recomeço espiritual e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A iniciativa do parlamentar também reforça o diálogo inter-religioso, incluindo debates sobre autodeterminação do povo judeu.
“O Paraná é um Estado plural, com muitas culturas e tradições. Instituir o Dia de Rosh Hashaná, o Dia Estadual de Pessach e o Dia Estadual do Perdão – Yom Kippur é um gesto de respeito e reconhecimento à comunidade judaica, que tem contribuído tanto para nossa história, ciência, educação e cultura”, afirmou o deputado Delegado Xerifão. Ele acrescentou que “essas celebrações vão além da passagem de ano: são momentos de reflexão, introspecção e renovação pessoal, para repensar nossas ações, melhorar nossos relacionamentos e reforçar valores como respeito e solidariedade.”
O projeto que propõe o Dia Estadual de Pessach, celebrado a partir do pôr do sol do 14º dia do mês de Nissan (março/abril), conforme o calendário judaico. A festa, que dura de sete a oito dias, comemora a libertação do povo hebreu do Egito e inclui a tradicional cerimônia Seder, com alimentos simbólicos como matzot, zeroá, betsá, marór e charósset, além da abstinência de alimentos fermentados, lembrando a pressa da fuga do Egito.
“É fundamental que o Paraná reconheça e celebre as tradições do povo judeu, que nos ensinam valores como liberdade, renovação e esperança. O Dia Estadual de Pessach, o Dia Estadual de Rosh Hashaná e o Dia Estadual do Perdão – Yom Kippur será uma forma de reforçar a convivência pacífica entre todas as culturas e religiões do nosso estado”, destacou Xerifão. Ele reforça que, apesar de ocorrer próxima da Páscoa Cristã, a celebração possui significado distinto, focando na libertação do povo hebreu.
Com a aprovação dos projetos, o Paraná fortalecerá a tradição judaica e promoverá ainda mais o respeito e a valorização da diversidade cultural e religiosa presente no estado, consolidando o compromisso com a pluralidade e convivência democrática.
Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.
Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros
Foto: Arquivo Assessoria de Comunicação do deputado.