“O acesso à Série A é resultado de muito trabalho, disciplina e superação. Os jogadores e toda a comissão técnica demonstraram profissionalismo exemplar. O Athletico Paranaense honra o futebol paranaense, e esta Casa de Leis tem o dever de reconhecer essa conquista”, afirmou o parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou voto de congratulações e menção honrosa ao Club Athletico Paranaense, em reconhecimento ao desempenho que garantiu o retorno do clube à Série A do Campeonato Brasileiro de 2026. A iniciativa é do deputado delegado Tito Barichello (União), que assina o Requerimento nº 3443/2025. A homenagem contou também com o apoio do presidente da Alep, deputado Alexandre Curi.
Em declaração na tribuna da Casa de Leis, o deputado Delegado Xerifão destacou que a homenagem é um ato de justiça à equipe atleticana. “O acesso à Série A é resultado de muito trabalho, disciplina e superação. Os jogadores e toda a comissão técnica demonstraram profissionalismo exemplar. O Athletico Paranaense honra o futebol paranaense, e esta Casa de Leis tem o dever de reconhecer essa conquista”, afirmou o parlamentar.
Xerifão ressaltou ainda o impacto social e esportivo do clube. “O Athletico inspira jovens, movimenta a economia e fortalece o esporte no estado. Essa vitória é de todos os paranaenses.”
Homenageados
O requerimento lista todos os atletas que participaram da campanha do acesso, entre eles:
- Raul
- João Cruz
- Elan Ochoa
- Matheus Soares
- Leonardo
- Isaac
- Renan Viana
- Léo Derik
- Giuliano
- Aguirre
- Gaston Benavidez
- Tevis Alves
- Maksym
- Mycael
- Alan Kardec
- Luiz Fernando
- Julimar
- Habraão
- Leozinho
- Mendoza
- Tobias
- Lucas Belezi
- Madson
- Dudu
- Carlos Eduardo
- Zapelli
- Patrick
- Renan
- Fernando
- Santos
- Kevin Velasco
- Diogo Riquelme
- Kevin Viveros
Além deles, a Comissão Técnica também será certificada: Odair Hellmann, Fabio Moreno, Anderson Nicolau, Guilherme Vaz, Lucas Ometto e Felipe Faria.
O deputado reforça que a homenagem reconhece “o profissionalismo, a superação e o amor ao futebol” demonstrados durante a temporada que culminou com o retorno à elite nacional.