O deputado Delegado Xerifão é autor da Lei 21.945/2024, aprovada por unanimidade na Assembleia, que institui 8 de outubro como o Dia da Comunidade Nordestina, data dedicada a reconhecer os cidadãos originários do Nordeste que ajudaram a moldar o Paraná. A escolha remete ao nascimento de Catulo da Paixão Cearense, poeta maranhense conhecido como o “Poeta do Sertão”.

O deputado estadual Delegado Tito Barichello, o Delegado Xerifão (União Brasil), promoveu na noite de segunda-feira (24), na Assembleia Legislativa do Paraná, uma solenidade em celebração ao Dia da Comunidade Nordestina. O evento destacou a presença histórica dos nordestinos no Estado, sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná, além de reforçar a importância do acolhimento aos migrantes.
A cerimônia reuniu nordestinos, nordestinas e seus descendentes. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou o papel decisivo desses trabalhadores e famílias na construção do Estado. “Os nordestinos participaram ativamente da nossa estruturação econômica e social e fazem parte da vida aqui em Curitiba e no Paraná.” Ele também enfatizou o caráter plural da identidade brasileira: “O Brasil não tem raça, cor, nem uma só origem. Temos inúmeras. Onde vamos, temos que nos abraçar.”
O deputado Delegado Xerifão é autor da Lei 21.945/2024, aprovada por unanimidade na Assembleia, que institui 8 de outubro como o Dia da Comunidade Nordestina, data dedicada a reconhecer os cidadãos originários do Nordeste que ajudaram a moldar o Paraná. A escolha remete ao nascimento de Catulo da Paixão Cearense, poeta maranhense conhecido como o “Poeta do Sertão”.
A solenidade teve início com a exibição de um vídeo sobre a influência cultural nordestina no Estado do ritmo do forró ao sabor do baião, passando pela alegria das festas juninas. “Vocês mostram que o Brasil é mais bonito quando se mistura”, destacou a apresentação.
A vereadora de Curitiba, Delegada Tathiana (União), lembrou da expressiva presença de nordestinos na capital, estimada em 29 mil moradores. Ela também mencionou a aprovação do título de Cidadania Honorária de Curitiba ao comerciante potiguar Roberto Carlos de Carvalho Paiva, o “Robertinho”, cuja história de vida foi retratada em vídeo exibido durante a cerimônia.
Robertinho, um dos homenageados da noite, contou sua trajetória desde a chegada a Curitiba em 1984, aos 18 anos. Morador do Boqueirão há quatro décadas, iniciou a vida vendendo utilidades domésticas de porta em porta e hoje é empresário do ramo de cadeiras no atacado, com produtos provenientes da Paraíba. “Coloco sempre os meus conterrâneos na ativa para que consigam trabalhar, se desenvolver e contribuir com o nosso Paraná, devolvendo tudo o que este Estado nos proporciona”, afirmou.
Outro homenageado foi Ramon Ouais Santos, procurador do Estado e representante da OAB/PR. Natural de Salvador, ele mudou-se para Curitiba há 13 anos após ser aprovado em concurso público. “É um desafio muito grande sair da nossa terra. A mudança de clima assusta para quem é do Nordeste, o sol faz falta, mas dias como hoje mostram que vale a pena ser acolhido pelos paranaenses”, destacou.
O chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Roberto, também destacou a contribuição humana e social da comunidade. “Os nordestinos são pessoas do bem, muito afáveis e trabalhadoras, com um coração gigantesco.”
Encerrando o evento, o deputado Delegado Xerifão reforçou o compromisso com o respeito e a inclusão dos migrantes. “Que cada vez mais migrantes sejam respeitados no Paraná. Precisamos acolher aqueles que chegam, muitas vezes com menos condições e oportunidades. Que continuemos abraçando irmãos nordestinos e de outros estados.”
Também foram homenageados os empresários Francisco Jefferson Batista de Paiva, Paulo Robson Pinto da Silva e Silvaneide Gregório da Silva, além da advogada Lara Regina Cavalcante de Paiva.
Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.
Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros
Foto: Alep