Deputado Delegado Xerifão promove Sessão Solene em homenagem às mulheres motociclistas do Paraná

“…As mulheres motociclistas simbolizam força, coragem e independência — são verdadeiras guerreiras da estrada. Essa é também uma forma de homenagear todas as mulheres paranaenses”, afirmou o deputado Delegado Xerifão.

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou na última sexta-feira (10), por iniciativa do deputado Delegado Tito Barichello (União) uma Sessão Solene em homenagem às mulheres motociclistas do Estado. O evento celebrou aquelas que desafiam estereótipos e conquistam, com coragem e paixão, seu espaço em um universo historicamente dominado por homens.

Durante a cerimônia, dezenas de motociclistas e representantes de motoclubes receberam menções honrosas pelo protagonismo na comunidade motociclística e pela contribuição à valorização da mulher sobre duas rodas.

“O motociclismo representa liberdade, escolha e o direito de ir e vir. E nada melhor do que, no mês dedicado às mulheres, homenagearmos aquelas que fazem da estrada sua inspiração. As mulheres motociclistas simbolizam força, coragem e independência — são verdadeiras guerreiras da estrada. Essa é também uma forma de homenagear todas as mulheres paranaenses”, afirmou o deputado Delegado Xerifão.

Entre as autoridades presentes, destacou-se a participação da vereadora Delegada Tathiana Guzella, da Câmara Municipal de Curitiba, que também é motociclista e tem atuado em pautas ligadas à segurança pública e à valorização das mulheres.

“Ver tantas mulheres unidas em torno de uma paixão comum e sendo reconhecidas por isso é motivo de orgulho. O motociclismo é mais do que um hobby — é uma forma de expressão, de liberdade e de empoderamento. Essas mulheres inspiram outras a seguirem seus caminhos com coragem e autenticidade”, afirmou a vereadora.

Entre as homenageadas, Andréia Braga Busmeyer, representante da União das Mulheres Motociclistas, destacou o significado da conquista. “Para nós, mulheres motociclistas, é inenarrável a importância deste reconhecimento. O motociclismo ainda é, em sua maioria, um ambiente masculino, e ocupar esse espaço é fenomenal. É um sentimento de gratidão e orgulho, porque mostramos que podemos estar onde quisermos, inclusive sobre duas rodas”, afirmou.

A motociclista Eliz Sadelli, do Moto Grupo Bella’s Brasil, também celebrou o momento e falou sobre a sensação de liberdade que o motociclismo proporciona. “Nós costumamos dizer que pilotamos a nossa vida. Na moto, encontramos a liberdade. Somos mães, esposas, trabalhadoras — e mesmo assim não deixamos de fazer o que amamos. Andar de moto é parte do que somos, e nossos passeios e ações sociais mostram a força dessa união feminina”, ressaltou.

A sessão contou ainda com a presença de Daya Chalegre, da 1903 Motorcycles; Eliane Oliveira, fundadora do grupo Mulheres Motociclistas e Garupas Apaixonadas por Motos de Curitiba; e Ciúma Bonilha, fundadora do Moto Clube Ceifeiros da Meia-Noite, atualmente Família Bonilha.

O evento, marcado por emoção e reconhecimento, reforçou a importância da presença feminina nas estradas e o papel transformador dessas mulheres que fazem do motociclismo uma expressão de liberdade e igualdade.

Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.

Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros

Foto: Alep