Deputado Tito Barichello, líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, participa do lançamento do Projeto Falcão, do Governo do Estado

Deputado Tito Barichello, líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, participa do lançamento do Projeto Falcão, do Governo do Estado.

Projeto reforça o policiamento no Paraná com helicópteros super equipados.

Delegado Tito Barichello com o Governador Ratinho Junior, entrega de viaturas e aeronaves Projeto Falcão Foto: Juliana Rodrigues

Nesta última sexta-feira (18), o Deputado Estadual e Líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, Tito Barichello, participou ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do lançamento do Protejo Falcão, que vai utilizar tecnologias de última geração para dar suporte aéreo às operações de segurança pública no Estado no combate ao crime organizado. A ação prevê a utilização de cinco drones e quatro aeronaves tripuladas para contribuir com o trabalho das equipes policiais que estão em terra.

O Governo do Estado fez a locação de duas novas aeronaves, que se juntam a outros dois helicópteros do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) para a prevenção de crimes. A área de cobertura do policiamento aéreo também será ampliada. A intenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública é reforçar o serviço aéreo policial na base em Curitiba, além de implantar uma base em Cascavel, no Oeste, para a atender a região de fronteira.

“São os primeiros helicópteros da América Latina totalmente equipados para o serviço policial. Os equipamentos conseguem à noite, numa floresta, identificar uma pessoa, além de mapear placas a quilômetros de distância. Vai ser uma ferramenta importantíssima para apoiar as equipes da terra. Chegamos no melhor momento tecnológico da segurança pública na nossa história, e hoje temos os mesmos equipamentos que a polícia de Los Angeles e da Flórida”, afirmou o governador.

O Deputado Estadual e Líder do Bloco Parlamentar da Segurança Pública, Tito Barichello, falou sobre a importãncia do projeto no combate a criminalidade. “Como delegado de polícia, como professor da escola de Polícia Cívil, como alguém que conhece a segurança pública. Eu digo: Trata-se de um investimento imprescindível e importantíssimo para a sociedade paranaense. A segurança pública no governo de Carlos Massa Ratinho Junior, é levada a sério. São equipamentos de altíssima tecnologia, inclusive com capacidade de aproximação de 15 quilômetros, que fazem a diferença”, comentou.

AERONAVES – O Governo do Estado está investindo R$ 16,7 milhões para a locação das duas aeronaves Robinson 66 monoturbina, com sistema de equipamentos para utilização no serviço policial. Elas contam com painel dianteiro adaptado para operação com óculos de visão noturna (OVN), com todos os dispositivos internos, equipamentos, luzes de cabine e externas compatíveis com o OVN.

PROJETO FALCÃO
Novas aeronaves contam com muita tecnologia embarcada: óculos de visão noturna (OVN), câmera infravermelha, zoom óptico e farol de busca de alta performance. Foto: Gilson Abreu/AEN

DRONES – O Projeto Falcão também adquiriu cinco sistemas de aeronaves remotamente pilotadas (RPAS/drones) com autonomia de voo de aproximadamente 40 minutos, capacidade de voo noturno com câmera termal de alta definição, capacidade de zoom óptico de 30 vezes e zoom digital de 200 vezes.

NOVAS VIATURAS – Além das novas aeronaves, Ratinho Junior também entregou à PM 74 viaturas semiblindadas do modelo Duster. Elas também foram locadas pelo Estado, a um custo anual de 3,3 milhões, e serão distribuídas em todos os batalhões. O processo dá mais agilidade ao trabalho policial, pois a viatura pode ser substituída mais rapidamente, além de economizar com a manutenção dos veículos. Até dezembro a programação prevê mais 800 novas viaturas para a corporação.

O governador ainda citou a compra de 1,5 mil fuzis para a PM, que também deve ser concluída até o fim de 2023, reforçando ainda mais a estrutura de combate ao crime.

Com informações da Agência Estadual de Notícias