O deputado Delegado Xerifão afirmou que a mobilização defende pautas como liberdade, democracia e anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, o movimento também cobra o que considera uma aplicação equilibrada da lei e o combate à corrupção no país.

Após percorrer 180 quilômetros em seis dias, o deputado estadual Delegado Tito Barichello (União) concluiu, nesta quinta-feira (19), a etapa paranaense do ato “Acorda Brasil Paraná – Caminhada pela Liberdade”. A mobilização terminou na divisa com o Estado de São Paulo, onde as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná foram entregues simbolicamente a lideranças paulistas, marcando a continuidade do movimento.
A caminhada teve início no sábado (14), na Ponte Rio Saí-Guaçu, em Balneário Coroados, na divisa entre Paraná e Santa Catarina. O grupo subiu a Serra do Mar com apoio de motociclistas e seguiu a pé pela BR-116 até alcançar a divisa paulista. Ao longo do trajeto, segundo os organizadores, houve recepção e apoio de moradores em diversas cidades.
Participaram da mobilização a vereadora de Curitiba Delegada Tathiana Guzella (União), a pré-candidata ao Senado Cristina Graeml (União), além de apoiadores de diferentes regiões do Paraná. No encerramento da etapa, as bandeiras foram entregues ao deputado estadual Tomé Abduch (Republicanos) e ao ex-integrante do MST Pedro Poncio.
O deputado Delegado Xerifão afirmou que a mobilização defende pautas como liberdade, democracia e anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo ele, o movimento também cobra o que considera uma aplicação equilibrada da lei e o combate à corrupção no país. “Não é admissível assistir a tudo o que está acontecendo e acreditar que um pequeno grupo possa se sobrepor à vontade da maioria do povo brasileiro. Defendemos uma aplicação equilibrada da lei para pacificar o país, o fim da impunidade e um basta à corrupção. A sociedade não suporta mais essa situação”, declarou o parlamentar.
Barichello destacou ainda que a expectativa do grupo foi alcançada com a chegada à divisa com São Paulo após seis dias de caminhada. De acordo com ele, a mobilização foi marcada por apoio popular ao longo de todo o trajeto.
“Foram seis dias de caminhada intensa, mas também de grande acolhimento por parte da população. Em cada cidade por onde passamos, encontramos pessoas que compartilham da nossa preocupação com os rumos do país. Este movimento não se resume a uma pauta partidária, ele nasce do sentimento de cidadãos que defendem liberdade, respeito à democracia e justiça. Estamos aqui para pedir a revisão das penalidades aplicadas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, defender a anistia e reafirmar o direito à ampla defesa, inclusive do ex-presidente Bolsonaro. É uma mobilização que expressa a voz de brasileiros que querem equilíbrio institucional e segurança jurídica”, afirmou.
A mobilização no Paraná é apresentada como continuidade de um movimento iniciado em janeiro pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que realizou trajeto de Minas Gerais até Brasília com a mesma pauta. O encerramento nacional do “Acorda Brasil” está previsto para o dia 1º de março, na Avenida Paulista, em São Paulo, onde novas lideranças devem se reunir para a manifestação.
Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.
Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros
Foto: Assessoria Deputado Delegado Xerifão