O deputado Delegado Tito Barichello (União Brasil), vice-presidente da comissão e responsável por presidir a reunião, ressaltou que o projeto marca mais um avanço no compromisso do Paraná com a excelência da educação pública.

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei nº 937/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 21.327, de 20 de dezembro de 2022. A proposta permite que os Colégios Cívico-Militares também possam atuar em tempo integral, ampliando o alcance do programa e fortalecendo a política educacional no Estado.
O deputado Delegado Tito Barichello (União Brasil), vice-presidente da comissão e responsável por presidir a reunião, ressaltou que o projeto marca mais um avanço no compromisso do Paraná com a excelência da educação pública.
“O objetivo é aprimorar as políticas educacionais do Estado, permitindo a ampliação do Programa Colégios Cívico-Militares para instituições de ensino em tempo integral. Essa iniciativa atende a solicitações de pais e das comunidades educacionais e reforça a busca por uma educação pública de excelência, com valores cívicos, disciplina e resultados comprovados”, afirmou o deputado Delegado Xerifão.
A proposta recebeu parecer favorável da comissão e contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda (PL), Pedro Paulo Bazana (PSD) e Márcio Pacheco (PP), membros titulares do colegiado.
De acordo com a justificativa do Poder Executivo, a medida visa atualizar a legislação e garantir mais flexibilidade ao programa.
“Considerando o compromisso do Estado do Paraná com a qualidade da educação pública e com o aprimoramento contínuo de suas políticas educacionais, a presente proposição visa à atualização da referida lei, a fim de ampliar o alcance do Programa Colégios Cívico-Militares, permitindo a inclusão de instituições que ofertem a Educação em Tempo Integral”, diz o texto encaminhado à Assembleia.
O Governo do Estado também destacou que a medida fortalece o vínculo entre a formação acadêmica e os valores de cidadania, disciplina e responsabilidade social, pilares do modelo cívico-militar adotado em diversas unidades de ensino do Paraná.
Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais.
Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros
Foto: Valdir Amaral