Delegado Deputado Tito Barichello participa da inauguração da Penitenciária de Integração Social de Piraquara

R$ 11,6 milhões de investimento com capacidade para 392 detentos homens

 

O Líder do Bloco de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná, Delegado Deputado Estadual Tito Barichello (União Brasil), participou da cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira (12/07), da Penitenciária de Integração Social de Piraquara. A nova unidade prisional foi construída no complexo penitenciário da cidade e recebeu R$ 11,6 milhões de investimento, com capacidade para 392 detentos homens, em uma estrutura com condições adequadas para a custódia e reintegração social.

Segundo Barichello a nova estrutura é uma vitória para todos os cidadãos paranaenses porque “vai contribuir com melhor ocupação de outras unidades carcerárias da região. Embora sejam pessoas que cometeram crimes, elas devem ter a sua dignidade humana respeitada para retomaram a convivência com suas famílias após cumprirem as suas penas”, disse.

A penitenciária

A penitenciária está em uma área de 19,9 mil metros quadrados, integrada ao restante do complexo de Piraquara, e possui 3,8 mil metros quadrados de área construída.

“Este é um esforço do Governo do Estado em garantir melhores condições de trabalhos para os agentes de segurança pública, além de resolver uma demanda histórica da Polícia Civil para a gestão plena do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen).

A gestão da penitenciária será feita por policiais penais, técnicos administrativos terceirizados, equipe médica, de enfermagem, e de assistência social, além de monitores de ressocialização prisional. A expectativa é que a nova unidade entre em operação ainda em julho, quando os primeiros presos começarão a ser transferidos para a penitenciária.

Na ocasião o deputado Xerifão prestou homenagem com “Menção Honrosa” aos policiais penais pelos trabalhos prestados no combate e enfrentamento ao crime organizado e proteção à população paranaense.

De acordo com o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, logo após a audiência de custódia em Curitiba, os apenados serão enviados para a unidade de Piraquara. “Aqui será feito o processo de separação, identificação do perfil de cada preso e a distribuição deles para as demais unidades. Isso proporciona um tratamento melhor por meio de uma divisão correta deles, reduzindo riscos dentro do sistema prisional”, explicou.