Audiência Pública que trata da Política Estadual das Casas de Apoio no Paraná, no dia 19 de junho, às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 (um) Bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental e, por muito tempo, o tratamento foi baseado no isolamento dos pacientes em hospitais psiquiátricos. De acordo com o Delegado Deputado Tito Barichello (União Brasil), “isso acabou gerando um grande contingente de pacientes afastados por longo tempo do convívio social e que precisam de especial apoio para sua reinserção na sociedade, que por sua vez, gera um debate na sociedade de que forma os poderes públicos podem auxiliar na ressocialização desses pacientes”, explica o deputado Barichello, propositor da Audiência Pública que irá discutir sobre o Projeto de Lei 900/2023, que trata da Política Estadual das Casas de Apoio no Paraná, no dia 19 de junho, às 14 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná.
O referido projeto solicita um cuidado maior com a necessidade de focar a atenção para intervenções que ofereçam alternativas de se trabalhar a realidade social a fim de promover suporte mútuo, democracia participativa e na reinserção e reabilitação do portador de transtorno mental na sociedade, bem como no resgate de sua autonomia.
Oradores
A audiência pública irá contar com as presenças do Representante das Casa de Apoio, Rafael Evandro da Silva, com o tema: Origem e características das casas de apoio. Vanessa John Martins – Representante da Secretaria Estadual de Saúde – Tema: “A demanda de vagas, e a necessidade da privatização desse acolhimento por não terem unidades do governo”. Diretor Jurídico da Associação das Casas de Apoio, Edgar Ferreira Ferraz Neto, com o tema: Demandas judiciais amparadas pelas casas de apoio. Delegada Tathiana Guzella – Assessora Parlamentar Federal Deputado Felipe Francischini, que irá abordar o tema: A segurança pública e as Casas de Apoio e a Tesoureira da Associação das Casas de Apoio, Ana Paula dos Santos Marcos, com o tema: Apresentação geral sobre acolhidos e depoimentos de famílias.