Reforço na seleção: Xerifão propõe teste toxicológico para concursados da segurança

“A medida tem como objetivo reforçar os critérios de seleção, garantindo que apenas candidatos em plenas condições físicas, mentais e comportamentais ingressem nas forças de segurança do Estado, contribuindo para a formação de um efetivo mais preparado e confiável” reforça.

O deputado estadual delegado Tito Barichello (União), Líder do Bloco de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), apresentou uma emenda de plenário ao Projeto de Lei Complementar nº 8/2025, que modifica o artigo 15 da Lei Complementar nº 259/2023. A proposta altera as regras da etapa final dos concursos públicos destinados à área da segurança, como policiais civis.

De acordo com deputado Delegado Xerifão, que contou com o apoio de outros seis deputados, os candidatos aprovados em todas as etapas do concurso público deverão se submeter a um exame médico pré-admissional que, obrigatoriamente, incluirá a realização de exame toxicológico. “A medida tem como objetivo reforçar os critérios de seleção, garantindo que apenas candidatos em plenas condições físicas, mentais e comportamentais ingressem nas forças de segurança do Estado, contribuindo para a formação de um efetivo mais preparado e confiável” reforça.

Segundo a justificativa da emenda, a exigência do exame toxicológico tem como principais objetivos assegurar que os futuros agentes públicos estejam livres do uso de substâncias ilícitas, reforçar a confiança da sociedade na integridade e na conduta dos profissionais da segurança, e garantir que os aprovados estejam aptos, de forma plena, ao desempenho de funções que exigem responsabilidade, equilíbrio emocional e preparo físico constante.

Além disso, o deputado destaca que o uso de drogas por agentes da lei compromete não apenas o desempenho individual, mas também a credibilidade das instituições de segurança e a eficácia do combate ao crime. “A inclusão desse exame como etapa obrigatória no processo de admissão representa, portanto, um avanço na valorização da carreira policial e na promoção de um serviço público mais qualificado e confiável” finaliza o deputado delegado Xerifão.

Siga o deputado @delegadoxerifao nas redes sociais

Por Assessoria de Comunicação: Andrea Quadros

Foto: Alep